Qi do Fígado: A Espontaneidade no Existir, Parte II
21-05-2016 16:56
3- O Qi Fígado e o Elemento Madeira
A Medicina Chinesa surge da contemplação da Natureza e da descrição dos padrões que, abstractamente, se tornam transversais a todos os domínios da realidade. Estes padrões são os do Yin Yang e do . Wuxing (5 movimentos) 3
O Fígado, enquanto loca “energética” e todas as funções do seu Qi acima descritas inserem-se, numa teorização abstracta, na Fase Madeira, entendido como o Yang que cresce no Yin e o que transforma o estático em movimento.
Quando falamos do elemento/movimento Madeira, no plano das estações do ano, falamos da primavera (os dias curtos que começam a aumentar e as temperaturas frias que começam a aquecer). Quando falamos do elemento Madeira, nas fases da lua, referimo-nos ao quarto crescente. Quando falamos do elemento Madeira, nas fases da vida humana, falamos da adolescência.
Já nos textos clássicos de Medicina Chinesa, o elemento Madeira na governação de um País é apresentado como um General, com as suas estratégias, capacidade de decisão e execução que tanto promovem a expansão e a defesa do País como a manutenção da ordem interna (combatendo rebeliões).
Nos dias modernos e a este nível, o elemento Madeira corresponde a todos os organismos que mantêm activamente a ordem do País (a polícia), o correcto funcionamento da governação e das leis (os tribunais, agentes fiscais,…) e que em caso de necessidade efectuam a Guerra com o estrangeiro (o exercito).
Esta transversalidade é Absoluta, dentro do Universo conhecido e para todos os sistemas observados poderemos encontrar uma fase Madeira, assim como as outras fases.
Deste modo também podemos encontrar a fase Madeira dentro do sistema Homem:
A loca do Qi da fase Madeira é, empiricamente, o Fígado; a contractilidade dos músculos é a manifestação do Qi da fase Madeira e os tendões e as aponevroses são a manifestação corporal desta fase.
Num nível psicodinâmico os obstáculos carregam o seu Qi, as frustrações bloqueiam este Qi, e a Raiva descarrega-o.
Ao nível do comportamento a psicomotricidade do individuo é principalmente associada ao elemento Madeira, tanto enquanto elemento motor na sua relação com os músculos, como na capacidade deste em decidir o que sentir ou não sentir manifesto na sua função de QiJi e bloqueio desta.
Esta capacidade de associar verticalidade relações, desde as componentes mais materiais até às mais subtis é a maior riqueza da Medicina Chinesa. Isto se soubermos perceber a sua linguagem metafórica/abstracta e não interpretarmos literalmente os conceitos.
5- WuXing e relações do Qi do Fígado
O WuXing, traduzido por cinco movimentos, é o nome do sistema cibernético conhecido como penta coordenação. Neste sistema temos cinco fases com características próprias que se relacionam entre si permitindo regulação, adaptabilidade e evolução. As cinco fases são Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água correspondendo aos cincos estágios que surgem nas transmutações Yin Yang.3
5.1 “Água alimenta a Madeira”, “O Metal inibe a Madeira”
O Fígado insere-se na fase Madeira e ao inserir-se no WuXing o seu Qi depende de outros receptáculos energéticos. Os que mais contribuem para o Qi do Fígado são:
5.1.1- Yin do Rim
O Yin do Rim, da fase Água, que o alimenta e permite a nutrição/hidratação do corpo, mantendo o organismo epigeneticamente saudável e não hiperactivo/ reactivo.
A memória (depositada no Yin do Rim, o qual inclui o sistema nervoso) de experiencias passadas dá-nos a habilidade de movermos o corpo com proficiência (motricidade do corpo associada ao Qi do Fígado), de gerirmos as emoções com maturidade (função de QiJi) e adoptarmos comportamentos com estratégias adequadas às circunstâncias. (a característica principal do equilíbrio do Elemento Madeira e a adequação do comportamento de origem interna no movimento de extroversão, isto é, na relação com o exterior).
5.1.2- Qi do Pulmão
O Qi do Pulmão, da fase Metal, inibe e regula o Qi do Fígado permitindo ao individuo sentir as diferentes emoções, inspirando-as e expirando-as, mantendo o contacto entre o interior e o exterior.
O princípio da regulação do Qi do Fígado através da respiração é do conhecimento geral e manifesto sempre que pedimos a alguém para se acalmar dizendo “respira fundo”. É sabido que para relaxar o corpo é necessário adoptar uma respiração calma e profunda e em qualquer exercício de relaxamento ou estiramento muscular a respiração é sempre uma das componentes mais desenvolvidas. Por este motivo, muitas psicoterapias corporais iniciam-se com a educação do acto de respirar.
Já a relação de inibição torna-se presente com o aparecimento de uma emoção exacerbada para a qual a Consciência não esteja preparada ou não deseje. Esta emoção desencadeará a contracção da musculatura da região onde a sentimos. O QiJi é interrompido/inibido, e as sensações do corpo não desejadas são substituídas por uma sensação de tensão muscular.
A integridade emocional ficará assegurada a custo da capacidade de adaptação e de processamento de emoções e sensações. E com o QiJi interrompido podemos dar respostas segundo automatismos não conscientes, que embora possam ser uteis para desempenhar determinados papéis e profissões, podem conduzir a padrões psico-comportamentais (traços de caracter) e em última análise a doenças orgânicas e fisiológicas devido à má circulação de Xue ou a maus hábitos adquiridos desta forma.4
5.1.3- Qi da Vesicula Biliar
O Qi da Vesicula Biliar, da fase Madeira, é a sua víscera acoplada que em Medicina Chinesa se associa à capacidade de tomar uma decisão, permitindo à coragem romper com as frustrações e ultrapassar os obstáculos.
A um nível orgânico, a função desta víscera é a de eliminar substâncias químicas extraídas do sangue pelo Fígado e de lançar no tubo digestivo substâncias produzidas no Fígado que são essenciais à digestão.
É devido a esta relação orgão-viscera que surgem expressões populares como quando dizemos que “fiquei com azia” ou “fiquei aziado” quando somos contrariados. Para todos os efeitos uma pessoa com “maus fígados” é alguém propenso à raiva e que quando contrariada fica facilmente com problemas de acidez e refluxo.
Continua: Parte III
3 - https://afonso-bandeira-guimaraes.webnode.pt/news/o-yin-e-o-yang/