Alegoria do Shen

11-05-2016 20:30

O Shen é, dentro do que conhecemos, o exponencial do desenvolvimento do dinamismo Yin Yang e do sistema cibernético WuXing (5 movimentos). Trata-se do fenómeno emergente da interacção de todas as partes do corpo, do Qi das 6 locas energéticas, das 6 vísceras, e do meio externo.

Ao Shen traduzimos como mental mas a correspondência à linguagem do ocidente não exprime todo o conceito. O Shen reside no Xue (traduzido erroneamente como sangue), ou seja, o Shen mesmo correspondendo ao mental, trata-se de um fenómeno corporal. Está em contacto com todo o corpo e é nele que se encontra.

Em Medicina Chinesa dizemos que o Homem está entre o céu e a terra, o Shen do Homem é o que os permite unir. Ou seja, é através da mente Humana que podemos aplicar as leis cósmicas da natureza à materialização das nossas vidas individuais, comunitárias e participar do desenvolvimento da Humanidade.

Pegando agora numa alegoria de Psiconeuroacupuntura podemos explicitar de forma muito clara o Shen. Nesta alegoria o Shen corresponde ao sabor de uma sopa para o qual participam muitos constituintes:

1.      Temos o tacho que corresponde ao corpo (yin do corpo e em particular do Rim),

2.       O fogo da cozedura correspondente ao Ming Men (fogo vital que impregna e activa todas as células e fenómenos vitais),

3.      A lenha do qual emana o fogo vital e que corresponde à herança genética (em medicina chinesa falamos de Jing, que inclui o conceito de ADN),

4.      A água do caldo corresponde ao Jinye (sangue e líquidos orgânicos; e de acordo com a acupunctura bioenergética à agua mãe do rim),

5.      5 Carnes correspondendo às 5 cognições que são os contributos da essência/Qi dos 5 orgãos-palácio (temos na fase Água a memória, a inteligência, a abertura mental e a aprendizagem por observação, na fase Madeira a percepção, a intuição e a aprendizagem corporal tentativa-erro, na fase Fogo a motivação, a expressão verbal e o processamento da informação/ consciência, na fase Terra a criatividade e o pensamento, na fase metal a empatia e a sensibilidade),

6.      5 Verduras que correspondem a 5 sentimentos, ou às 7 paixões da medicina chinesa (temos na fase Água a insegurança, na fase Madeira a frustração, na fase Fogo a paixão, a motivação, a mania e a adição, na fase Terra a reflexão, preocupação, a incerteza e a obsessão, e na fase Metal as perdas, o luto e assuntos inconclusos),

7.      5 Cereais que correspondem às 5 emoções (na fase Água o medo, na fase Madeira a raiva, na Fase fogo a alegria, na fase Terra o nojo, e na fase Metal a tristeza)

8.      5 Temperos que correspondem a 5 traços de carácter (na fase Água a intelectualidade e a cultura, na fase Madeira a assertividade, na fase Fogo a afabilidade, extroversão e optimismo, na fase Terra a responsabilidade e a criatividade, e na fase Metal a emotividade, a introversão, o pessimismo e o Neuroticismo).

9.      O tempo de cozedura correspondendo à idade do individuo.

10.  Por fim, e por que o sabor depende de quem prova a sopa, temos o provador o qual corresponde ao meio externo, o entorno do individuo, o qual contribui de forma significativa (cerca de 50 %) para o sabor da sopa.

Assim podemos ver que o Shen é uma interacção do corpo com o meio exterior. Não nos é possível abrir o corpo e encontrar o Shen mas ao olhar para o corpo e para o modo como ele se comporta e exprime estamos a observar as manifestações do Shen.

 Deste modo, cabe a cada um de nós tornarmo-nos conscientes da nossa mente entrando em contacto com o nosso corpo. Qualquer ideia que possamos ter de racionalidade só poderá estar correcta se deixarmos de dissociar a Mente do Corpo e praticarmos o acto de sentir e de viver presentes no nosso Ser, no aqui e no agora.

Afonso Guimarães

11-05-2016

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